Excel – Conceito e Aplicação – Aula 1 [Prof ursu Martins]

Excel – Conceito e Aplicação – Aula 1 [Prof ursu Martins]

setembro 19, 2022 0 Por Prof. Ursulino Martins

Excel é o nome pelo qual é conhecido o software desenvolvido pela empresa Microsoft, amplamente usado por empresas e particulares para a realização de operações financeiras e contabilísticas usando planilhas eletrônicas (folhas de cálculo). As planilhas são constituídas por células organizadas em linhas e colunas.

As aplicações do Excel são as mais variadas, desde controles básicos até desenvolvimento de plataformas robustas.

Número total de linhas e colunas em uma planilha1.048.576 linhas por 16.384 colunas

A primeira incursão da Microsoft com as folhas de cálculo (que permitem manipular dados numéricos em tabelas formadas pela união de células: linhas e colunas) teve lugar em 1982, com a apresentação do Multiplan. Três anos mais tarde, chegaria ao mercado a primeira versão de Excel.

Inicialmente, o Microsoft Excel foi lançado para a plataforma da Apple, o MAC. Na época, ele chegou para competir com outro que já estava consolidado no mercado, o Lótus 1-2-3. Geralmente, a cada dois anos a Microsoft lança uma nova versão do Microsoft Excel.

Na sequência da ação em justiça de uma companhia que já comercializava nessa altura um programa com o nome de Excel, a Microsoft viu-se obrigada a mencionar a denominação por extenso (Microsoft Excel) em todos os seus comunicados oficiais e documentos jurídicos.

Mas isso não durou muito, pois a Microsoft adquiriu depois a patente e passou a chamar o seu programa de Excel também.

E ele avançou mais do que as outras ferramentas presentes naquela época, tendo ultrapassado as antigas e também as novas plataformas disponíveis no mercado. Ele ofereceu muitas possibilidades para configurações na interface do usuário, mas seguindo com seu padrão de organização em linhas e colunas. Uma curiosidade é que o Excel foi o primeiro programa nesse sentido a permitir alterações na fonte, cor, tamanho, etc., oferecendo praticidade para os usuários.

A Microsoft apresentou em 1989 a sua primeira versão de Office, um conjunto de programas informáticos úteis pelas suas funcionalidades relacionadas com atividades de escritório, que incluía o Excel, o Word (processamento de textos) e o PowerPoint (criação e apresentação de diapositivos).

O Microsoft Excel apresentou, ao longo da sua história, diversos problemas com as operações realizadas em folhas de cálculo. Um dos mais importantes é a impossibilidade de o programa operar com formato de Data datas anteriores ao ano de 1900.

Convém destacar que o Excel é um programa comercial: é preciso pagar uma licença para poder instalar o mesmo. Existem outras opções de código aberto que podem ser instaladas ou executadas sem custos para manipular folhas de cálculo, como é o caso do OpenOffice.org Calc e do Google Docs. A maior parte destes sistemas são compatíveis com os documentos criados em Excel (um documento Excel pode ser executado nestes programas).

Com o Excel se trabalha com as chamadas planilhas, que são os documentos voltados para esse programa.

Hoje em dia, muitas empresas têm essa como ferramenta crucial para diferentes tarefas e processos. Considera-se que seja hoje a melhor ferramenta nesse sentido em todo o mundo.

Com essa ferramenta se constrói planilhas para cálculo, bem como se pode construir gráficos também. Por exemplo: pode-se usar as planilhas do Excel para criar um documento para organizar as finanças pessoais ou empresariais, contendo campos para inserir as entradas e saídas de 12 meses, com um comando que faz um cálculo total, etc. É possível, nesse caso, elaborar planilhas personalizadas, segundo o que uma pessoa ou negócio precise.

Alguns exemplos de planilhas:

Resumo da Aula:

Atalhos básicos:

CTRL + (INSERE LINHA OU COLUNA OU CÉLULA)
CTRL- (EXCLUI LINHA OU COLUNA OU CÉLULA)
CTRL Z (DESFAZER AÇÕES)
CTRL Y (REFAZER AÇÕES)

Algumas operações

  • + (ADIÇÃO)
  • – (SUBTRAÇÃO)
  • * (MULTIPLICAÇÃO) Exemplo de Aplicação dentro da célula: =C2*D2
  • / (DIVISÃO)
  • Célula*Porcentagem Exemplo de Aplicação dentro da célula: =E2*10%

Atividade desenvolvida:

Planilha aula 1