Aprendemos a nos reinventar em 2020

Aprendemos a nos reinventar em 2020

dezembro 31, 2020 0 Por Prof. Ursulino Martins

Poucos sabiam o que estava por vir em 2020, a quarentena chegou e derrubou nossos costumes e nossos negócios. O empreendedor caiu em desespero e percebeu que precisava recuar.

Recuamos até onde deu, mas precisávamos continuar a sobreviver e é aí que começou a explosão de adaptações aos mais variados negócios. Claro que houve muitos que ficaram estáticos, esperando o retorno da antiga realidade.

Os deliverys explodiram no nosso país, profissionais, professores e diversos tipos de especialistas em todo tipo de assunto começaram a vender suas técnicas nas redes sociais, o orgulho foi deixado de lado e centenas de lojas passaram a levar seus serviços até a casa do cliente, o atendimento via Whatsapp/Telegram/Facebook/Instagram ficaram mais inteligentes, dinâmicos e outros milhares investiram pesado no home office.

A vida é assim, permanecer em movimento não é uma escolha é uma necessidade natural. Ficar esperando o cenário mudar não é algo que vai ajudar sua vida, a não ser que você seja um ator num teatro ao vivo esperando os figurantes para a próxima cena, longe disso, o mundo e as nossas necessidades são reais ao mesmo tempo que somos frágeis passíveis a enfermidades e adversidades.

marketing digital, empreendedor, divulgação, mídias digitais, arte para sua empresa

O ano de 2020 foi uma atraso? Não diria isso, diria que foi um reboot, uma chave que nos fez enxergar e lembrar de coisas que estavam esquecidas, da nossa família, de costumes errados, da preocupação com o próximo e da necessidade de se reinventar sob um ambiente novo, difícil e aparentemente inóspito.

Na minha visão, 2021 terá ainda mais brasileiros iniciando um negócio, será uma continuação ainda mais acelerada de insights de empreendimentos incrivelmente adaptados às mais variadas adversidades. Acredito numa vida empreendedora mais funcional e com melhores resultados e com consumidores mais entendidos e realizados.

Agradeço sua leitura e desejo a você um ano forte, repleto de alegrias e paz. Até a próxima.