Gestão do portfólio de compras

Gestão do portfólio de compras

dezembro 4, 2019 0 Por Prof. Ursulino Martins

Falaremos do modelo ABC de Pareto e da matriz Kraljic.

Conceitualização de portfólio de compras

Com foco na melhorar do relacionamento com os fornecedores  as empresas vem buscando uma gestão global de compras.

Tendo em vista a necessidade de manutenção desse relacionamento as empresas vem utilizando a gestão de portfólio de compras.

Curva ABC

A Curva ABC é um método de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para a geração de receita e lucratividade de uma empresa.

O ABC representa a classificação de determinado fator, por exemplo: os itens do estoque, os clientes.

Classe A
É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;

Classe B
Essa classe conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.

Classe C
Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.

Exemplo de Análise de Curva ABC

Matriz de Kraljic para gestão de portfólio de itens de compra

É uma ferramenta estratégica de gestão de compras para uma organização como um todo que sugere planos de ação.

KralJic propõe quatro fases para modelagem estratégica:

  1. Classificação: classificação de todos os produtos comprado de acordo com seu impacto financeiro e sua complexidade de fornecimento.
  2. Análise: análise do mercado onde estão inseridos esses produtos.
  3. Definição: definir a posição estratégica da organização quanto aos fornecimentos dos produtos
  4. Criação: criar planos de ação para os fornecimentos dos produtos.

Gostou do conteúdo? Deixe sua dúvida ou comentário! Até a próxima!

Ursulino Martins


Ursulino Martins
Consultor de Publicidade Digital e Desenvolvedor Web na Agência Vidaweb desde 2013.

Instrutor no CEBRAC Campo Grande desde 2010.