História da logística

outubro 30, 2019 0 Por Prof. Ursulino Martins
Logística - Prof. Ursulino Martins

Quando vai ao supermercado e enche seu carrinho, nem imagina o circuito que aqueles produtos percorreram para chegarem até ali. Muito foi feito, desde a fabricação até a escolha do fornecedor, negociação, pedido de compra, manufatura, estoques, transportes, separação, armazenamento, entrega, organização de gôndolas, entre outros.

Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais que objetiva a entrega das necessidades, com a qualidade desejada e no tempo desejado, otimizando recursos e aumentando a qualidade nos serviços.

É uma das principais responsáveis pelo pronto atendimento às necessidades do cliente, sem esquecer as necessidades da empresa.

Pergunta: Ao se fazer uma compra online, quais passos até que o produto chegue nas mãos do comprador? Clique aqui

Qual a origem da palavra logística?

Afirma-se que a palavra logística é derivada da palavra grega ‘logos‘ que significa razão, podendo ser entendida também como a “arte de calcular”. Há outras afirmações como a que o termo logística deriva da palavra francesa logistique que significa a arte da guerra.

Onde e quando ela surgiu?

Já imaginou como foram construídas as pirâmides?

A logística existe desde há muito tempo, desde a preparação das guerras por líderes militares e durante os tempos bíblicos. As guerras eram longas e nem sempre aconteciam próximas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para o outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo que iriam necessitar. Para deslocar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, eram necessários uma organização logística das mais fantásticas. Envolvia a preparação de soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas. Nota-se então que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços – afirmam Picinin e Kowaleski (2009).

Alexandre, O Grande, utilizou, em suas batalhas, conhecimentos que hoje, são técnicas logísticas, como a organização de suprimentos que alimentavam as tropas. Considera-se que a Segunda Guerra Mundial foi o berço da logística moderna.

A evolução da logística

O desenvolvimento da logística divide-se em 4 eras: Antes de 1950, de 1950 a 1970, de 1970 a 2000 e após o ano 2000.

  1. Antes de 1950: Não havia sistematização. As empresas fragmentavam as atividades, não havia departamentos – o transporte por exemplo poderia ficar sob a responsabilidade do departamento de produção e marketing, os estoques ficavam com o pessoal de marketing ou finanças, o processamento de pedidos era responsabilidade do pessoal de vendas, finanças ou marketing. Essa forma de organizar era geradora de conflitos organizacionais pela falta de um responsável por todas as atividades logísticas – Não havia integração.
  2. 1950 – 1970: Época de grande desenvolvimento para a teoria e prática logística. Percebeu-se que as empresas não davam muita importância para a distribuição física do produto. Peter Drucker afirmou que o investimento nesse setor certamente seria uma grande oportunidade de negócio por ser uma das atividades mais desprezadas pelas empresas americanas da época. Nesse intervalo fica provado que o custo total deveria ser considerado nas decisões logísticas. Foram identificadas 4 condições chaves – Clique aqui para saber mais. Foi durante esses anos que as universidades começaram a oferecer cursos na área de logística, e é quando é fundado por educadores, consultores e empresários o Conselho Nacional de Distribuição Física a fim de pesquisar e orientar estudantes nos estudos relacionados a logística.
  3. 1970 a 200: A logística empresarial está um pouco mais madura. Os princípios básicos já estavam estabelecidos e alguns empresários começavam a colher os benefícios de sua aplicação, mas a maioria ainda estava mais preocupada em obter lucros do que diminuir custos.
  4. 2000 e além: As empresas já estavam cientes da importância das funções básicas da logística, como compras, distribuição, armazenagem, entre outros. Surgiu a necessidade de cuidar dos produtos, além do pós-venda, surgindo, assim a logística reversa. Surge a venda por catálogos e online. Tudo isso só foi possível devido às inovações tecnológicas. Afirma-se que a tendência da área logística é crescer cada vez mais dando oportunidade para profissionais da área.

Gostou do conteúdo? Deixe sua dúvida ou comentário! Até a próxima!

Ursulino Martins

Ursulino Martins
Consultor de Publicidade Digital e Desenvolvedor Web na Agência Vidaweb desde 2013.
Instrutor no CEBRAC Campo Grande desde 2010.