Condições chaves da logística, identificadas no final entre os anos de 1950 a 1970

outubro 30, 2019 0 Por Prof. Ursulino Martins
  1. Alterações nos padrões e atitudes de demanda dos consumidores: durante anos de formação e pensamento logístico, houve grande mudanças na população e migração das áreas ruaria para os centros urbanos, impactando os custos logísticos, por exemplo, a diminuição da oferta de produtos rurais e também a demanda por produtos industrializados. Houve também mudança nos grandes centros que fez com que os varejistas abrissem novos centros de distribuições. A população ficou mais exigente e exigir maior variedade nas entregas. Produtos ofertados no supermercados passaram de centenas para milhares. O padrão de distribuição também mudou, ao invés de manter grandes estoques, os varejistas passaram a manutenção dos estoques para seus fornecedores ou centros de distribuição.
  2. Pressão por custos industriais: Por volta dos anos 50 percebeu-se a necessidade crescente de se investir em logística, com o intuito de controlar os custos das empresas. A recessão forçou os administradores a melhorarem a produtividade e controlar melhor seus custos. Os administradores ainda observavam a logística como último meio para redução de custos, mas isso veio logo a mudar.
  3. Avanço na tecnologia de computadores: a utilização de computadores facilitaram a resolução de problemas logísticos mais complicados, com o avanço da tecnologia, softwares de gestão foram criados e dentro deles existem módulos específicos para as funções logísticas, (MRP, MRP II e ERP). Os consumidores passaram a exigir qualidade no produto. Modelos matemáticos foram criados com o intuito de resolver problemas logísticos, favorecendo o crescimento do interesse nessas áreas.
  4. A experiência militar: muito antes das empresa voltarem sua atenção à administração das atividades logísticas de forma integrada, a área militar já estava bem organizada para administrar suas funções. A logística militar desenvolveu atividades como definição e especificação, transporte e administração de estoques.

Gostou do conteúdo? Deixe sua dúvida ou comentário! Até a próxima!

Ursulino Martins

Ursulino Martins
Consultor de Publicidade Digital e Desenvolvedor Web na Agência Vidaweb desde 2013.

Instrutor no CEBRAC Campo Grande desde 2010.